Quando se fala em pedra decorativa, logo se vem à mente o mármore. Uma das pedras mais bonitas e utilizadas pelos decoradores, designers e arquitetos de interiores.
Por isso, que tal saber por que e onde usar o mármore em sua obra? Veja a seguir dicas para deixar a sua obra mais elegante e sofisticada com o uso do mármore.
Afinal, qual a definição de mármore?
Assim como o granito, o mármore é uma pedra decorativa oriunda de solo calcário que foi exposto a altas temperaturas. No Brasil, as maiores jazidas estão localizadas no estado do Espírito Santo.
Como já foi dito anteriormente, o mármore é uma das pedras decorativas mais utilizadas atualmente.
Utilização do mármore
E como não poderia faltar, onde e como podemos usar o mármore. O mármore é a pedra decorativa mais indicada para ser utilizada em paredes, pois é mais leve que o granito. Recomenda-se cuidado com o uso dessa pedra em áreas molhadas, pois como o mármore é uma rocha porosa, tem maior facilidade na absorção de líquidos.
Ele também é bastante usado como pisos e bancadas. Ao ser utilizado como piso, recomenda-se que seja em área de baixo fluxo. A maior diferença entre o mármore e tais pedras é o preço e a utilização. Confira as vantagens e desvantagens na utilização do mármore.
Vantagens e desvantagens do mármore
Uma das vantagens do mármore já foi citada, ele é mais leve que o granito, o que permite a sua utilização na parede. Mas por ser mais leve que o granito, a sua utilização como piso fica limitada a áreas com um fluxo pequeno de pessoas, como em áreas residenciais. A beleza e os desenhos feitos pelas ranhuras, faz do mármore uma pedra muito especial.
Quando comparado ao quartzo e ao silestone, o mármore tem o valor menor, o que o torna mais atrativo. No entanto, quando comparado ao granito, este tem maior valor, talvez por isso haja uma concorrência entre as duas pedras decorativas.
Qual o melhor uso do mármore?
Sem dúvida o melhor uso do mármore é como piso. Um revestimento em mármore é considerado um dos mais elegantes e sofisticados que alguém pode utilizar. Uma marca do mármore é que quando ele é bem instalado, não ficam marcas entre as placas da pedra, garantindo um piso uniforme. Como a maioria das pedras de mármore tem cores claras e neutras, o ar de sofisticação é garantido.
Outra vantagem do piso de mármore é que por ser um piso frio, ele ameniza o calor em locais cujo clima é tropical e quente. Em locais onde o clima é mais frio e úmido, ele também é bastante recomendado, pois juntamente com o isolamento térmico, garante o conforto térmico durante todo o ano.
Quais os tipos de mármore que existem?
Antigamente as pedras de mármores mais utilizadas eram as claras. Atualmente existe uma grande gama de pedra com cores das mais diversificadas. Veja a seguir uma relação com alguns tipos de mármores:
Mármores claros e neutros
Mármore Branco Comum, Mármore Daino Reale, Mármore Botticino, Mármore Branco Especial, Mármore Branco Extra, Mármore Branco Piguês, Mármore Calacata, Mármore Carrara Gioia, Mármore Crema Marfil, Mármore Siveca, Mármore Thassos, Mármore Travertino Nacional e Mármore Travertino Romano Bruto.
Mármores vermelhos e rosas
Mármore Travertino Navona Bruto, Mármore Vermelho Alicante, Mármore Rosso Lepanto e Mármore Colarito.
Mármores Verdes e Azuis
Mármore Verde Guatemala, Mármore Verde Alpi e Mármore Nero Marroquino.
Mármores Cinza e Marrons
Mármore Bardiglio Imperiale, Mármore Dinasty Brown, Mármore Marrom Imperador, Mármore Nero Portoro.
Então, por que usar mármore em minha obra?
Porque o mármore é uma pedra decorativa muito bonita que trará requinte, beleza e sofisticação para seus ambientes. Se este motivo não for suficiente, pode-se citar o custo diante do silestone e do quartzo. E também porque é uma pedra mais leve que o granito.
O mármore é provável a pedra decorativa mais bem aceita nos ambientes e quanto mais escura mais sofisticação o ambiente terá. Lembre-se que se optar pelo mármore claro e/ou neutro, estará dando ao ambiente leveza claridade e iluminação.